O KUNG FU
Sua história e sua prática nos dias atuais
O Kung Fu é uma milenar arte marcial chinesa que foi criada inicialmente para o combate e defesa. Durante muitos séculos foi utilizada pelo povo chinês e seu exército para se defender de invasores e combater os inimigos. Através dos séculos teve um constante desenvolvimento possuindo diversos nomes diferentes e sendo incorporadas diversas técnicas e conceitos variados, também foram criados muitos estilos, alguns deles bastante complexos e baseados nas características de animais.
Com a invasão ocidental nas diversas regiões da China, a ideia de modernização surgiu de maneira poderosa e algumas de suas práticas tradicionais acabaram sendo considerados antiquados e atrasadas em relação ao ocidente, tudo que confrontava com os ideais de modernização foram sendo desencorajados e esquecidos. Acredita-se que nesse período a prática do Kung Fu Tradicional tenha sofrido uma mudança radical, inclusive dando lugar a o que atualmente chamamos de Kung Fu Moderno. A ideia era permanecer com a prática de sua arte marcial patrimônio do povo, porém não mais com o intuito de combater e sim se espelhando nos moldes do Judô Japonês e da Ginastica Olímpica Alemã, modalidades em alta e que agradavam ao atual governante Chinês. Essas modalidades tinham em si o objetivo de manter a boa saúde do corpo através de seus exercícios e da competitividade nos torneios e eventos. Dessa forma, aos poucos a maneira de praticar o Kung Fu foi sendo alterada, tornando-se uma atividade física e cultural moderna. Acredita-se que ess foi um dos principais motivos que deu inicio a uma migração dos Mestres que eram defensores das práticas tradicionais para outras regiões, especialmente Hong Kong e Taiwan onde poderiam continuar com seu trabalho tradicional e desenvolvimento da arte sem a intervenção do governo.
O Kung Fu tradicional é básicamente composto por um conjunto de práticas com o intuito de desenvolver diversos aspectos físicos e mentais.
Nossos treinos são compostos por:
-
Técnicas de base do estilo
-
Formas coreografadas (taolus)
-
Treino de aplicabilidade das técnicas
-
Treino com armas tradicionais do Kung Fu
-
Técnicas de defesa pessoal
-
Combate tradicional
-
Desenvolvimento e controle da energia Qi ( Chi Kung )
-
Filosofia oriental, conceitos fundamentais das artes marciais
-
Condicionamento Físico e fortalecimento