WING CHUN
ESTILO WING CHUN DE KUNG FU
Wing Chun é uma forma de Kung Fu que se originou no sul da China, levado para Hong Kong pelo Grão-Mestre Ip Man. Conhecido pela sua habilidade de luta, foi o principal responsável pela difusão do Wing Chun, onde através de seus alunos, essa arte alcançou notoriedade, não apenas na Ásia, mas em todo o mundo, tornando o Wing Chun uma das formas mais populares da arte marcial chinesa.
O WING CHUN é uma arte marcial chinesa que utiliza em seus conceitos de autodefesa golpes nas partes superiores e inferiores do corpo, e tendo como um de seus pontos fortes o combate de curta distância. É uma arte marcial relativamente jovem, com a maioria dos historiadores concordando que se desenvolveu no sul da China há aproximadamente 300 anos.
O Wing Chun começou a se espalhar silenciosamente pelo sul da China, evoluindo à medida que era adotado em vários grupos. Ganhou popularidade quando o Grandmaster Ip Man começou a ensinar abertamente na China e em Hong Kong. Seus alunos continuaram a evolução e espalharam o Wing Chun por todo o mundo. Hoje, muitas pessoas aprenderam sobre o Wing Chun através do famoso ator Bruce Lee e através da popular série de filmes Ip Man ou Grande Mestre. O Wing Chun teve seu principal desenvolvido e utilização em ambientes urbanos superlotados, como as cidades em que a maioria das pessoas vive hoje. É um sistema fechado que pode ser usado mesmo quando em um espaço confinado, como um corredor ou escadas. É um sistema praticado principalmente de mãos vazias, permitindo que alguém se defenda quando desarmado. Ele é baseado em movimentos reflexivos, treinando para responder instantânea e instintivamente. Finalmente, o Wing Chun é simples, direto e eficiente, eliminando técnicas que não são tão necessárias no mundo moderno, como o chutes altos e acrobacias.